Planejar viagens pode ser um grande prazer ou causar desespero para quem decide viajar. Há quem adore pesquisar e se preparar sozinho para a aventura e há quem precise de uma mãozinha para se organizar.

Se você é um marinheiro de primeira viagem, não se desespere. Se você já entende muito do assunto, seja um especialista em planejar viagens incríveis. 

São 3 os maiores segredos: você precisa pesquisar, se planejar em ordem e registrar tudo. Abra um documento de Word, Google Drive ou anote no papel: “Planejamento de viagem para São Lourenço – MG

O registro e a ordem do planejamento ajudam a não queimar etapas importantes e por isso garantem o sucesso. 

FAÇA SUA LISTA DE DESEJOS

Todo mundo tem uma lista mental de lugares que deseja conhecer. A primeira tarefa é colocá-la em um papel (ou documento de Word, Google Drive…) para visualizá-la. 

Quais são os seus sonhos de viagem? Deverão estar todos aqui.

São Lourenço está cheio de opções para você programar sua passagem por aqui. Confira o que fazer em São Lourenço clicando AQUI.

OBJETIVO DA VIAGEM

Descansar, curtir, se informar, estudar, se cuidar, seja qual for o objetivo, faça planos com antecedência. Quer aproveitar um tempo sozinho? Passear no Parque das Águas, meditar, são ótimas opções. Será uma viagem romântica? Pesquise restaurantes, agende aquele jantar a dois. É uma viagem em família? Procure algo para entreter e alegrar a criançada.

QUANTO DINHEIRO GASTAR

Conheça os principais gastos da viagem – , hospedagem, alimentação, transporte, ingressos de atrações, taxas de turismo e compras/souvenirs.

O custo diário gasto em uma cidade varia conforme seu objetivo de viagem, São Lourenço não possui um turismo caro, portanto dá pra se fazer muito com pouco dinheiro.

Para isso, recomendamos que pesquise: “Quanto custa viajar para (São Lourenço)” e registre os resultados em seu planejamento.

QUANTO DINHEIRO LEVAR

Isso dependerá dos seus objetivos, interesses, passeios e compras. 

Com base em toda a sua pesquisa, você certamente será capaz de encontrar em seus registros os valores das refeições em restaurantes, entradas em atrações etc. 

O importante neste ponto para melhor planejar viagens é fazer um orçamento com base em seus principais gastos.

A operação matemática para estipular um valor médio a ser gasto é:

  1. Multiplique a quantidade de dias de viagem pelo valor médio diário para:
  • o número de refeições que pretende fazer nos restaurantes escolhidos;

Some a este número todos os valores que pretende pagar para visitar atrações, taxas de turismo e quantia reservada para compras pessoais.

Achou difícil? Você pode optar por aplicativos que façam esse trabalho por você. 

É o caso do TripsApp: esse aplicativo é uma espécie de planejador financeiro para viagens que prevê suas despesas com base na sua seleção de pontos turísticos, restaurantes, bares etc.

Não se esqueça da reserva para emergências: É claro que você não considerará este resultado exato para definir todo o seu planejamento financeiro. 

Pense em levar 1/3 a mais do valor planejado para dinheiro em espécie e garanta que seu cartão de crédito tenha limite disponível para cobrir eventuais despesas maiores.

Além disso, não guarde todo o seu dinheiro em um mesmo lugar para evitar transtornos causados por extravio de bagagem ou furtos.

USO DE CARTÃO DE CRÉDITO, DÉBITO, PRÉ PAGO OU DINHEIRO EM ESPÉCIE?

Mas isso não deverá definir sua estratégia ao planejar viagens. Lembre-se da praticidade de utilizar um cartão de crédito, da necessidade de se ter moeda para pagar o transporte ou para emergências e que muitos locais só aceitam uma das formas citadas como meio de pagamento.

Independente do seu estilo de viagem (espontânea ou de agenda fechada), há certos pontos que precisam ser planejados e acabam resultando em um roteiro.

Para montar um roteiro, mesmo que seja um simples, pesquise muito! Leia blogs sobre viagens, resenhas de outros viajantes, livros, guias básicos até que colha informações suficientes.

*Dica para começar:  “O que fazer em São Lourenço – MG” 

Um bom roteiro não pode deixar de ter ricos detalhes sobre estes 4 pontos:

Atividades

Para melhor orientar suas atividades, pesquise sobre pontos turísticos tradicionais e locais menos visitados. Planeje e faça com antecedência as reservas ou pagamento de taxa para visitar locais com essa exigência. Atenção ao período de visitação

Calendário

Organize seu dia por períodos (manhã, tarde e noite) para ter uma agenda livre e por horários para ter uma agenda fechada, lembrando do tempo para deslocamento e de boas horas de sono.

Alimentação

Pesquise os cardápios, valores dos pratos, opiniões de clientes (dicas e avaliações), localização, horário de funcionamento e necessidade de reserva;

Planejar viagem dos sonhos exige alguns cuidados, mas com esse guia, acreditamos que você conseguirá cumprir essa tarefa com muito mais tranquilidade.

Fazer as reservas com antecedência, bem como comprar a passagem e garantir os ingressos para as atrações ajuda a economizar um bom dinheiro durante o seu planejamento.