O que levar para um passeio ao ar livre é o que muitos aventureiros iniciantes se perguntam, afinal, conforme a complexidade do lugar que se vai explorar, alguns cuidados são muito importantes.

Se você está tentando entender quais são as roupas, calçados e demais itens importantes para trilhar sem percalços, chegou ao artigo certo.

Continue lendo!

Roupas adequadas

Parece um item de pouca importância, mas não é. A escolha das roupas a serem usadas durante um passeio precisa seguir alguns critérios básicos.

A época do ano e o clima da região devem ser levados em conta na hora de escolher as roupas. Uma regra geral é pensar em “camadas”. Em vez de casacos volumosos, geralmente é melhor vestir camadas de roupa finas. Dessa forma, se a trilha é em um lugar frio e a temperatura corporal for aumentando conforme a caminhada, basta retirar algumas peças.

Peças em polipropileno ou tactel são leves e confortáveis, podem facilitar se estiver calor e podem esquentar se estiver frio, conforme a quantidade de camadas que você vestir. O algodão funciona bastante se você for trilhar na neve, no calor ele esquenta muito.

Proteção para umidade

Muita gente, quando pensa sobre o que levar para uma trilha, não se dá conta de que também não pode faltar na mochila uma capa de chuva. Ela é importante, especialmente se você vai passar por matas. Mesmo que não estiver chovendo, gotículas da vegetação podem te molhar.

E a capa de chuva pode ser tanto daquelas “descartáveis”, de plástico fino, quanto uma mais elaborada, que protege de chuva intensa. Tudo depende do local onde você estiver trilhando.

Meias

Não esqueça de ter meias extras, pois você pode molhar o pé ou transpirar bastante. E não adianta trocar de calçado se as meias estiverem molhadas ou mal cheirosas, não é verdade.

Neste caso, também é recomendado evitar o algodão, pois ele retém o suor. Em lojas de montanhismo, você encontra meias específicas para fazer trilha. Elas são as mais indicadas.

Chapéu, boné e óculos de sol

No dia a dia, o uso de bonés e chapéus pode ser meramente decorativos — acessórios para compôr o look. Quando se trata de fazer uma trilha, eles são essenciais para a proteção contra os raios do sol no rosto.

O boné, nós sabemos, protege a cabeça e o rosto com sua aba única. Já um chapéu pode proteger mais, a depender do tamanho da aba. Veja o que você prefere (sempre pensando no seu conforto, não meramente nas fotos que vai tirar quando estiver trilhando).

Óculos de sol também são recomendados, embora com o uso do boné ou do chapéu ele possa ser encarado como um item supérfluo. Avalie se é importante para você.

Calçados

Por motivos óbvios, evite usar chinelos ou sandálias para fazer trilha. Prefira um bom par de tênis. Um tanto quanto melhor se os seus tênis forem fabricados especialmente para caminhadas e escaladas (com solado antiderrapante, amortecedores etc.).

Há diversos fabricantes que fornecem calçados especiais para quem faz trilhas. Não é necessário ter um calçado “top de linha”, mas também não é recomendado usar um tênis desgastado.

A depender da quantidade de dias que sua aventura vai durar, é legal levar três ou mais pares de tênis. Normalmente, dois pares são suficientes (um como coringa, caso você molhe, por exemplo).

Evite também os chamados “coturnos militares”, pois eles são pesados, duros e pouco confortáveis.

Mochila

Não caia no erro de levar suas coisas em sacolas de mão. Tenha uma boa mochila, no tamanho ideal para levar os itens que você vai precisar — incluindo equipamentos de fotografia e filmagem.

O ideal é que a sua mochila não seja muito pesada, por isso, pratique o desapego: leve somente o necessário.

Protetor solar e repelente

Se tem um item que não pode faltar em um checklist de ‘o que levar para uma trilha’ é o protetor solar. Ele é fundamental para evitar queimaduras e, em longo prazo, ajuda a evitar problemas mais sérios, como o câncer de pele.

Conforme o tanto de exposição ao sol, considere um protetor solar de fator maior que 50. Há boas marcas no mercado.

Também o repelente é bastante recomendado, uma vez que insetos podem causar alergias e até trazer doenças, como a dengue, por exemplo.

Converse com seu dermatologista ou com um farmacêutico de confiança para ter uma orientação profissional quanto a estes itens.

Lanterna

Uma boa lanterna também não pode faltar no kit de todo trilheiro. Não importa se você vai se aventurar somente durante o dia. Se você precisar passar por uma área de mata fechada, por exemplo, talvez este utilitário seja importante. Na dúvida, tenha uma lanterna. Ela pode ser pequena, desde que o foco de luz seja suficiente para te ajudar quando estiver trilhando.

O que levar para uma trilha: outros itens que podem ser úteis

Tudo o que vimos até aqui é o básico. Há outros itens que podem ser muito úteis, conforme a complexidade da trilha e/ou a duração da aventura.

Veja, a seguir, e avalie a necessidade de levar:

  • kit de primeiros socorros;
  • lenços umedecidos;
  • canivete multiuso;
  • álcool gel;
  • papel higiênico;
  • sinalizador de perigo ou fogos de artifício (para caso de se perder).

Que tal, o que você achou das nossas dicas de o que levar para uma trilha? Tem algo que você acha que está faltando? Deixe seu comentário!